login Sugestões Sitemap Contactos Como chegar
photo
II Conferência Internacional Pontes Europa-China

Em 2016, comemoram-se os 30 anos do início das atividades letivas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL). Comemoram-se também os 10 anos de funcionamento do curso de Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português. Pioneiro e inovador por constituir um projeto conjunto entre o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto Politécnico de Macau (IPM) este curso abriu o caminho para uma intensa colaboração entre estas instituições, a qual veio a ser alargada à Beijing Language and Culture University (BLCU).

Ao longo dos últimos dez anos, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) tem vindo a desenvolver atividades no domínio das línguas e culturas, com particular relevo para o ensino-aprendizagem das línguas e culturas portuguesa e chinesa, projetadas para cada contexto. A colaboração que tem vindo a ser posta em prática permitiu criar espaços que potenciam a troca de conhecimentos e experiências e o alargamento do diálogo a outras pessoas e instituições que desenvolvem a sua ação neste domínio.

A Conferência “Pontes EUROPA-CHINA” constitui um desses espaços. Após a realização da primeira edição (2012),em Leiria, e da segunda edição (2014), em Macau, a realização da III edição, este ano, integrada nas comemorações associadas à Escola e ao curso, consagra este espaço e as instituições que a promovem no seu papel de estabelecimento de diálogo entre a Europa, designadamente Portugal, e a China.

No atual contexto nacional e internacional, encontra-se sedimentada a aproximação entre a Europa e a China. Esta aproximação coloca novos desafios de compreensão e conhecimento mútuo, no domínio linguístico, mas também nos domínios cultural e social. Com línguas e culturas significativamente diferentes, são estabelecidas diariamente, através da aprendizagem da língua do outro e da vivência dos usos e costumes tão próprios de cada cultura, pontes de compreensão que importa fomentar. O aprofundamento do diálogo entre as pessoas e instituições permitirá fortalecer as pontes que unem os povos e as culturas.

A III Conferência Internacional “Pontes EUROPA-CHINA” visa trazer à mesma mesa investigadores, docentes, estudantes e demais pessoas com interesse na área, para a partilha de conhecimentos sobre temas tão abrangentes quanto a(s) sociedade(s), a(s) língua(s), a(s) cultura(s), o ensino/aprendizagem e a tradução/interpretação no contexto do desenvolvimento das relações Europa – China.


>> Mais informações